O que pode estar por trás de um filme, que de cara parece apenas mais um filme de ação? Quais referências de manipulação um filme simples, e de tanto sucesso como Matrix pode ter? Em uma hora dessas, um filosofo pode nos respoder, pelo menos parte das nossas perguntas.
O Mito da Caverna - De Platão
Em Athenas nos tempos antigos. Surgiram vários filosofos famosos até hoje, pelas suas ideias, ou pelas repercusões de seus atos. Um deles foi o grande Platão, aprendiz de Sócrates, e criador da "Academia", um lugar onde se podia ensinar filosofia, através de discussões.
Bem, na época também após a morte de Sócrates seu professor, Platão escreveu uma história, que na minha opinião é a maior verdade do mundo hoje em dia. Que é a teoria da caverna. Como é mais simples, e talvez mais explicativo, pegarei o trexo do Wikipédia, explicando sobre o Mito da Caverna.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vem de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras."
Fonte: Wikipédia
Bem, agora que estamos devidamente apresentados ao grande mito da caverna. Vocês podem perguntar: "O que Matrix tem com isso?" Ou até: "Isso tem a ver com manipulação".
Vamos por partes. Agora a história do Matrix a maioria já sabe. Um adulto, apelidado de Neon, no mundo dos "hackers", que vive mechendo sobre aquilo. O mundo dele começa a mudar depois de muitos acontecimentos, o mais interessante, é no começo do filme, onde se diz: "Siga o Coelho Branco", referências ao filme Alice no Pais das Maravilhas, onde o coelho entra para a caverna ou toca.
Imagem representada no braço da mulher, que apareceu na porta de Neon no início do filme. A mulher tinha uma tatuagem do coelho branco.
Já vemos uma grande referência, a caverna e coisas do tipo, quando se fala desse tal coelho. Depois de um tempo, na verdade pulando muito o tempo do filme. Chegamos à Matrix! E o que é Matrix? bem, no filme a Matrix está representada como o verdadeiro mundo, e que a sociedade, e tudo que Neon vivia, pensando que apenas aquilo existia, na verdade era uma farsa, e que ele havia vivido uma grande mentira. Agora vemos a primeira grande referência ao mito da caverna. As pessoas da caverna ficaram presas na caverna, vendos sombras, então lógicamente eles acreditavam apenas na sombra, e no Matrix Neon viveu apenas vendo aquele mundo, onde tudo vai fluindo normalmente, então lógicamente ele acreditava apenas no que via naquele mundo!
Uma das frases que mais me marcou neste filme, e que também é uma grande referência à obra de Platão, foi quando Neon perguntou porque os olhos deles doiam após ele ir para Matrix. Então Morfeus, outro habitante da Matrix responde: "Porque você nunca os usou".
Agora voltemos para o mito, quando uma pessoa sai de uma caverna, meio escura, onde só se via sombras, quando ele se depara com o sol, ele se ofusca, e lógicamente seus olhos doem.
Uma das frases que mais me marcou neste filme, e que também é uma grande referência à obra de Platão, foi quando Neon perguntou porque os olhos deles doiam após ele ir para Matrix. Então Morfeus, outro habitante da Matrix responde: "Porque você nunca os usou".
Agora voltemos para o mito, quando uma pessoa sai de uma caverna, meio escura, onde só se via sombras, quando ele se depara com o sol, ele se ofusca, e lógicamente seus olhos doem.
Na imagem, Morfeu da a opção a Neon, dele continuar vivendo no mundo das mentiras, ou de viver no verdadeiro mundo.
Matrix ligado à manipulação do Governo
Agora chegamos a hora que realmente importa. Depois de discutirmos bastante sobre o Mito da Caverna e Matrix. Podemos ver que o mundo das farsas, não acontece apenas nos filmes, ou em histórias escritas por filosofos. Ele existe também no mundo real!
Você pode estar lendo isso, e pode ser uma pessoa que acredita apenas no que vê, ou confia apenas num governo e mídia, que dizem a mentira. Vamos colocar um exemplo, feito por mim mesmo, que aborda o tema de maior manipulação minha.
Um homem estava andando por uma floresta fechada. Era noite, uma das bem escuras, ele ficava lá andando uma vez por mês, porque acreditava que lá ele se libertava, e fugia um pouco da rotina da vida.
Na mesma noite, ele avistou uma luz forte flutuando sobre sua cabeça, e um calor enorme o consumiu. O homem retirou a camisa, e ficou ofegando, mas não conseguia olhar para cima, por causa da luz que estava como se fosse um Sol. Quando a luz abaixa ele pode olhar, mas não vê nada. Só que ao olhar para o lado, ele vê três criaturas estranhas ao seu lado, então sai correndo da floresta.
O homem divulga tudo que viu com a maior empolgação, e afirma o que viu. A mídia irôniza, e o governo joga para o lado, e até tenta abafar. O homem "piora" diz que recebe visitas diárias, sem nem mesmo querer, e diz que é sujeito a várias experiências. Trinta dias depois o homem é internado, em um hospício.
Exemplo simples, Que reflete básicamente o que o governo esconde. Mas não é o principal, vamos mais afundo disso.
Abaixo, simbolos da sociedade fraternal Iluminatis.
Sim meus amigos, quem nunca ouviu falar dos Iluminatis, achou uma lorota qualquer, alguma besteira, inventada por gente que não tem o que fazer.
Mas é diferente. Imagine nosso mundo como a caverna, vemos carros, prédios, vemos mortes e nascimentos. A cada dia isso se repete, mais e mais vezes. Isso são as sombras, agora acima dessas sombras, são as pessoas que fazem a luz, para você acreditar nessas coisas, são os de cima. Não posso confirmar, nem falar com convicção. Mas acho que com uma imagem pode ficar mais fácil de explicar.
Imagine nós, como os presos, que estão na parte inferior da caverna, olhando para as sombras, que é a sociedade em que vivemos. O fogo são os acontecimentos, escondidos, que não se pode ser falado, aqueles que formam a sombra (sociedade), são os maiores, de mais poder. E aqueles fugitivos, são simplesmente aqueles curiosos, ou buscadores da verdade.
Bem explicativo o texto na verdade me fez enchergar a sociedade com outros olhos aprendi a não desconfiar de nada que o mundo traz e confesso que fiquei até um pouco desapontada quando a postagem acabou e tambem me interessei muito pelo blog mais acho que poderiam ter continuado um pouco mais a postagem e ter uma conclusão no caso, mais digna .
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Lidia.
ResponderExcluirEssa é a ideia que eu quero passar mesmo. Nunca mas nunca mesmo desacreditar 100% em algo, mesmo que ele seja absurdamente contra o que você acredita.
E sim terá outros posts desses. Espero que vocÊ continue acompanhando o blog.
Hellow!Bom...Obrigado Lidia.Pelo comentario...
ResponderExcluirBom o Kaio ja falou tudo...Mas sim,queremos que o blog cresça mais...Bom Obrigado!